quinta-feira, 7 de maio de 2015

Gir@(ndo) nas Avenidas

No outro sábado, fui caminhar pelas Avenidas Novas (a.k.a Alvalade, Roma, Areeiro - eu oriento-me pelo Metro). Acompanhado por umas guias voluntárias da ILGA (GIR@S) e mais uma mão-cheia de pessoas. Senti-me um pouco carta fora do baralho, até porque parece que já se conhecem todos. Como aquilo não tem muito para ver (era para chegarmos à Fonte Luminosa, mas já não íamos a tempo), era mais um relembrar de memórias passadas (uma das guias viveu lá [e vive] desde os idos anos 60). Mas algumas coisas foram interessantes:



- A homenagem à Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul (por Gago Coutinho e Sacadura Cabral em 1922) feita em 1972 (a foto não é minha). Esta estátua foi aplaudida e revistada na prestigiada "Public Art - New Directions" de Nova Iorque. Em Portugal, não era acessível culturalmente ao comum mortal. . Está no Largo Frei Heitor Pinto, o início da Avenida da Igreja onde está a dita de São João de Brito.



- Há uma gelataria antiquérrima italiana cujos gelados (diziam) são melhores que os Santini (hei-de lá ir só para comprovar se são melhores - não é por querer ir comer doces [COF!....]) - {foto não minha}

- Todas as estátuas de Lisboa estão apontadas para o Tejo (sinal de expansão). E todas as portas das ruas começam-se a contar pela que esteja mais perto do rio.



- Há uma homenagem ao desastre das Torres Gémeas (aquilo até tinha uns bonecos pendurados, mas dava choques sentimentais), localizada na Praça de Alvalade.








- Nos anos ditatoriais 50, para se poder dar trabalho e promover os escultores estaduais, foi obrigado a haver uma expressão artistíca petrificada em cada prédio da Avenida de Roma (não sei se há noutros sítios). Podia ser uma estátua no cimo ou um quadrado na parede (o exemplo que é mostrado é em cima da porta porque aí o espaço permitia) ou um "entalado" entre a porta e a primeira varanda (como o espaço era reduzido, os "entalados" costumavam estar sentados ou deitados).

O próximo Gir@ é dia 17 de Maio na freguesia da Misericórdia, pelas 15h a começar no Miradouro de São Pedro de Alcântara. Vou lá só para verificar se o ambiente muda. Mas como já há não sei quantas atividades, fica difícil haver outras pessoas sem ser aquelas que já se conhecem

Sem comentários:

Enviar um comentário