sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Recibos Verdes



Li no jornal Metro que os falsos recibos verdes aumentaram 200% em 2014. Eu fui um dos que figuraram. Tinha um emprego onde trabalhava no mesmo sítio com horário definido, salvo raras exceções. Entre ir para um Estágio Profissional onde não preenchia ainda um dos requisitos (6 meses no desemprego) achei que esta era a minha melhor opção. Como não excedia um determinado montante não tinha que pagar todos os meses o IRS (seria pago aquando das contas anuais) e não necessitava de pagar o IVA e estive isento de pagar Segurança Social por 18 meses (dado o Orçamento de Estado ser publicado em Outubro). Tudo benesses. E quando passasse a pagar Segurança Social, será que o montante pago pela entidade patronal aumentaria 50% porque passaria a pagar IVA ou perderia perto de 180€ do meu rendimento mensal? E caso acontecesse uma inspeção? Provavelmente passaria para trabalhador por conta de outrém, mas quem sabe? 

3 comentários:

  1. Os recibos verdes foram a pior invenção que se fez neste país. Promovem a precariedade apenas. (com exceção de advogados e outros que tais, que fazem verdadeira prestação de serviços).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que discordar. São a segunda pior coisa. A pior foram os Estágios Profissionais.

      Eliminar
    2. Nos estágios profissionais, se estiverem a ser cabrões contigo, podes sempre ir queixar-te para o IEFP. Em recibos verdes não. Mas seriam duas coisas a acabar, sem dúvida!

      Eliminar