sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Voto: Sim, mas em quem?


O vídeo é só um apelo ao voto. Se concordas com as medidas do PS/PSD/CDS, vota neles. Não vou julgar. Até pode ser que estejas bem mais informado de política do que eu.

O voto é um direito e um dever. Dá-te a possibilidade de escolheres quem queres que governe o País. Dizem que há 8,37 milhões eleitores em Portugal, excluindo os fantasmas (que são 1,25 milhões segundo a TVI). Um deputado equivale a cerca de 42 mil votos. Se a última abstenção foi de 28,1% (excluindo fantasmas), quer dizer que 64 deputados poderiam ter sido de outro partido que não daqueles que todos criticam. Dos 132 deputados PSD/CDS elegidos no último ano, se retirássemos esses 64, ficariam 68, o que não constituiria a maioria dos 230 deputados da Assembleia. Poderíamos ter tido um ou mais deputados de outro partido que não os 6 que se apresentam hoje. Poderiam ter surgido outras ideias, ainda que pudessem nunca ter sido aprovadas, provocariam um apelo à consciência.

Estou indeciso, de momento. Vou excluir a coligação PSD/CDS e o PS em que "as moscas mudam, mas a m**** é a mesma, e o PNR que não suporto fascistas já que também tivemos emigrantes em massa nos idos anos 60 e nos presentes anos 10, portanto podemos acolher imigrantes, desde que não sejam parasitas. Posso votar no Bloco ou no PCP porque até agora (desde que me lembro) tiveram sempre assento parlamentar e trazem sempre ideias um pouco díspares dos restantes. Ou dou apoio a um dos partidos que poderei sentir mais afinidade, mas que depois ficam a "chuchar no dedo". 

Vou pensar calmamente nisso e Domingo, lá vou eu fazer a minha escolha.

7 comentários:

  1. Não te esqueças dos dissidentes do BE, o Partido Livre, se bem que neste caso, o voto deve ser inútil porque não deverão eleger nenhum deputado.
    É uma pena, após as mudanças drásticas no panorama eleitoral (não interessa se para melhor ou pior) que houve em Espanha e Grécia, em que partidos novos chegaram ao topo, em Portugal, continuam todos a votar nos mesmos partidos que nos colocaram onde estamos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pertencem aos últimos que podem ficar a "chuchar no dedo".

      Eliminar
  2. eu sei em quem NÃO vou votar :) e acho que já fiz a minha escolha. acho, antes tinha a certeza, mas entretanto li os programas dos que escolhi. agora é ponderar entre eles. a dificuldade é o PS, que não irá ganhar (perdoem-me, mas o povo gosta de sofrer), e terá de escolher entre o BE ou a CDU (esta mais difícil de escolher, penso eu, não estou a ver o PS com comunistas no poder - Horatius, não me batas! :D ).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já decidi. Fui ler os planos eleitorais. Vi aquele que parecia ter um discurso mais coerente com a minha perspetiva.

      Eliminar
    2. Margarida, não bato. Mas olha que parece que te enganaste neste prognóstico...
      (ou talvez não, que eu não acredito que aquilo vá a bom porto,e o PS vai torcer o rabo quando chegar a hora da verdade)

      Eliminar